O que é e quando vale a pena fazer a portabilidade

A portabilidade de crédito é uma operação que permite ao tomador realizar a troca de seu contrato de uma instituição financeira para outra.

Ela foi instituída pelo Banco Central Brasileiro em 2013, substituindo as operações de “compra de dívida”, e teve como foco possibilitar a competitividade entre as instituições financeiras, além de regulamentar a maneira como a troca de contrato de empréstimo consignado de um banco para outro era realizada.

Outro motivo foi possibilitar aos consumidores, maior poder de negociação e mais vantagens na hora de negociar os seus contratos. 

A operação é uma variação do empréstimo consignado, cujas parcelas são descontadas diretamente dos benefícios mensais, e oferece condições bastante vantajosas a aposentados e pensionistas do INSS. 

Sendo assim, o consumidor que possui um contrato de empréstimo consignado em vigência com uma instituição financeira e precisa reduzir seus descontos em folha, ou que deseja obter um crédito com juros menores pagando a mesma prestação mensal, pode optar por fazer a portabilidade do empréstimo. 

A portabilidade se concretiza com a substituição do contrato vigente de empréstimo consignado com uma instituição financeira por outro em uma nova instituição financeira que ofereça benefícios maiores. 

Em outras palavras, é a troca de um empréstimo por outro, com a possibilidade de negociação de um novo prazo de quitação, taxas de juros menores ainda e/ou troco da portabilidade entre bancos. 

Um produto mais caro por um mais barato, digamos assim. É um expediente que gera competição no mercado e leva à oferta de produtos ainda mais atraentes. 

Quando vale a pena fazer a portabilidade

Na prática, para fazer a portabilidade do empréstimo consignado, é preciso de uma avaliação do montante devido ao banco credor. 

Quem faz isso é a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). O banco escolhido como novo agente do crédito assumirá essa dívida, quitando o valor com a instituição originalmente credora. 

Só compensa fazer a portabilidade caso o custo efetivo total for inferior ao do empréstimo anterior. É importante que essa avaliação seja feita pelo consumidor.

Também é interessante verificar se a instituição credora original pode oferecer melhores condições no refinanciamento do contrato.

Como fazer a portabilidade

Para solicitar a portabilidade de crédito é muito simples!

Você preencherá um cadastro rápido conosco em nosso site. Assim que a sua proposta for recebida, realizaremos a consulta do seu benefício para nos inteirarmos sobre os seus contratos vigentes e seu histórico de crédito.

Nós verificaremos todas as possibilidades e as melhores opções disponíveis de acordo com o seu perfil e retornamos o contato para te orientar sobre as condições de contratação, tais como: prazos, taxas de juros, status do benefício, dentre outras informações.

Após concluirmos as negociações, iniciaremos os trâmites de contratação pela formalização digital da sua proposta, e em seguida a enviaremos para o novo banco para o qual portaremos a sua dívida.  

Conforme você viu, essa operação será acompanhada pela CIP, oportunidade em que o banco originário da dívida terá até 5 dias para enviar os cálculos atualizados com desconto proporcional de quitação da dívida.

Não havendo uma negociação de refinanciamento neste prazo, o saldo devedor enviado será quitado pela nova instituição financeira e portado nas mesmas condições adquiridas. 

A partir da conclusão da portabilidade, a nova instituição financeira poderá refinanciar a sua dívida nas condições negociadas, podendo reduzir a sua parcela ao valor proporcional do saldo devedor e liberar o restante em forma de margem consignável. 

É possível ainda liberar o troco em dinheiro para você, referente a troca entre as operações. Nesse caso, você seguirá mantendo a mesma prestação e poderá até mesmo reduzir as taxas de juros. 

Viu só como a portabilidade de crédito pode ser muito vantajosa? Na Labore Créditos nós cuidamos de tudo para você. Clique aqui para saber mais!

Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, servidores públicos federais do SIAPE e servidores públicos do Estado de São Paulo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

IMPORTANTE

A Labore Créditos não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Labore Créditos para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.