O que é e quando vale a pena fazer a portabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A portabilidade de crédito é uma operação que permite ao tomador realizar a troca de seu contrato de uma instituição financeira para outra.

Ela foi instituída pelo Banco Central Brasileiro em 2013, substituindo as operações de “compra de dívida”, e teve como foco possibilitar a competitividade entre as instituições financeiras, além de regulamentar a maneira como a troca de contrato de empréstimo consignado de um banco para outro era realizada.

Outro motivo foi possibilitar aos consumidores, maior poder de negociação e mais vantagens na hora de negociar os seus contratos. 

A operação é uma variação do empréstimo consignado, cujas parcelas são descontadas diretamente dos benefícios mensais, e oferece condições bastante vantajosas a aposentados e pensionistas do INSS. 

Sendo assim, o consumidor que possui um contrato de empréstimo consignado em vigência com uma instituição financeira e precisa reduzir seus descontos em folha, ou que deseja obter um crédito com juros menores pagando a mesma prestação mensal, pode optar por fazer a portabilidade do empréstimo. 

A portabilidade se concretiza com a substituição do contrato vigente de empréstimo consignado com uma instituição financeira por outro em uma nova instituição financeira que ofereça benefícios maiores. 

Em outras palavras, é a troca de um empréstimo por outro, com a possibilidade de negociação de um novo prazo de quitação, taxas de juros menores ainda e/ou troco da portabilidade entre bancos. 

Um produto mais caro por um mais barato, digamos assim. É um expediente que gera competição no mercado e leva à oferta de produtos ainda mais atraentes. 

Quando vale a pena fazer a portabilidade

Na prática, para fazer a portabilidade do empréstimo consignado, é preciso de uma avaliação do montante devido ao banco credor. 

Quem faz isso é a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). O banco escolhido como novo agente do crédito assumirá essa dívida, quitando o valor com a instituição originalmente credora. 

Só compensa fazer a portabilidade caso o custo efetivo total for inferior ao do empréstimo anterior. É importante que essa avaliação seja feita pelo consumidor.

Também é interessante verificar se a instituição credora original pode oferecer melhores condições no refinanciamento do contrato.

Como fazer a portabilidade

Para solicitar a portabilidade de crédito é muito simples!

Você preencherá um cadastro rápido conosco em nosso site. Assim que a sua proposta for recebida, realizaremos a consulta do seu benefício para nos inteirarmos sobre os seus contratos vigentes e seu histórico de crédito.

Nós verificaremos todas as possibilidades e as melhores opções disponíveis de acordo com o seu perfil e retornamos o contato para te orientar sobre as condições de contratação, tais como: prazos, taxas de juros, status do benefício, dentre outras informações.

Após concluirmos as negociações, iniciaremos os trâmites de contratação pela formalização digital da sua proposta, e em seguida a enviaremos para o novo banco para o qual portaremos a sua dívida.  

Conforme você viu, essa operação será acompanhada pela CIP, oportunidade em que o banco originário da dívida terá até 5 dias para enviar os cálculos atualizados com desconto proporcional de quitação da dívida.

Não havendo uma negociação de refinanciamento neste prazo, o saldo devedor enviado será quitado pela nova instituição financeira e portado nas mesmas condições adquiridas. 

A partir da conclusão da portabilidade, a nova instituição financeira poderá refinanciar a sua dívida nas condições negociadas, podendo reduzir a sua parcela ao valor proporcional do saldo devedor e liberar o restante em forma de margem consignável. 

É possível ainda liberar o troco em dinheiro para você, referente a troca entre as operações. Nesse caso, você seguirá mantendo a mesma prestação e poderá até mesmo reduzir as taxas de juros. 

Viu só como a portabilidade de crédito pode ser muito vantajosa? Na Labore Créditos nós cuidamos de tudo para você. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, servidores públicos federais do SIAPE e servidores públicos do Estado de São Paulo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

IMPORTANTE

A Labore Créditos não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Labore Créditos para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.