Crédito consignado INSS: tudo o que você precisa saber

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
crédito consignado inss

Apesar de ser uma das linhas de crédito mais populares do mercado brasileiro, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o crédito consignado.

É comum surgirem perguntas sobre como funciona o empréstimo consignado ou o cartão de crédito consignado, principalmente para os beneficiários do INSS que resolvem tomar crédito pela primeira vez.

Outros questionamentos comuns são sobre a portabilidade de crédito ou sobre como refinanciar um contrato vigente e reduzir juros.

Preparamos este artigo para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Quem pode contratar crédito consignado?

Aqui na Labore Créditos, o crédito consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS.

Esta é, inclusive, a linha de crédito mais indicada para este público, pois é um produto financeiro que possui características especiais voltadas para esse grupo. 

Por ser um empréstimo de baixíssimo risco de inadimplência para os bancos, as instituições financeiras acabam por oferecer condições altamente vantajosas aos beneficiários do INSS. 

Em quanto tempo o crédito é liberado?

Com liberação rápida, o pagamento do crédito aprovado é enviado para a conta do tomador em até 24 horas.

Funciona assim: após o envio da sua proposta para o Dataprev, que é o órgão que analisa se todos os quesitos para aprovação foram atendidos, a sua proposta é averbada e automaticamente o crédito é liberado.

Normalmente, o prazo entre o envio da proposta e a averbação demora entre 3 a 5 dias úteis para o empréstimo novo ou cartão de crédito, de 5 a 10 dias corridos para o refinanciamento de contrato e de 15 a 30 dias para portabilidade de crédito.

Qual a taxa de juros?

Essa modalidade de crédito conta com juros abaixo da média do mercado. Se comparado ao cheque especial ou crédito pessoal comum está bem abaixo. 

No caso do cartão de crédito consignado, também é possível observar uma diferença muito grande nas taxas de juros em comparação aos cartões tradicionais. 

O empréstimo consignado possui o teto máximo das taxas de juros de até 1,8% ao mês. Já o cartão de crédito consignado é de até 2,7% ao mês. 

E é possível reduzir ainda mais essa taxa em uma negociação de portabilidade de crédito ou refinanciamento, por exemplo.   

Quais os prazos de pagamento e como funciona o desconto?

Outra condição imperdível está nos longos prazos para pagamento. O empréstimo consignado pode ser parcelado em até 84 meses.

Conforme você viu, para os bancos, o consignado é seguro devido à forma como as parcelas do empréstimo são pagas. 

As prestações são descontadas diretamente do benefício do INSS do tomador do crédito – seja aposentado ou pensionista. 

No caso do cartão de crédito consignado, o saldo devedor também pode ser amortizado por meio da fatura mensal, acima do valor já descontado em folha.

Qual a margem consignável?

Por determinação legal, o crédito consignado não pode comprometer mais de 30% do benefício mensal. 

No caso do cartão consignado, que segue a mesma lógica, o limite é de 5%, o que perfaz 35% caso o cliente opte pelos dois serviços.  

Estas são as principais características do crédito consignado do INSS. E se você ainda tiver dúvidas, entre em contato que nós teremos um grande prazer em te atender e esclarecer todas as suas dúvidas.

A Labore Créditos tem expertise em consignado e oferece pacotes bastante vantajosos. Se você é aposentado ou pensionista do INSS, clique aqui e conheça nossos produtos especiais. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos - Plataforma de Crédito Digital

Labore Créditos é um Correspondente Bancário Digital, especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, servidores públicos federais do SIAPE e servidores públicos do Estado de São Paulo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

IMPORTANTE

A Labore Créditos não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. Caso alguém use o nome da Labore Créditos para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança” ou outro tipo de taxa não aceite. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam o depósito antecipado e acabam caindo no golpe de criminosos. Se acontecer de sua empresa receber contato para a contratação de serviços de mídia externa e/ou campanhas publicitárias com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site.